o que é o Q?

Estação Q é um estúdio/escola criativa que pratica a convivência entre a teoria, as artes plásticas e o design. É uma oficina interdisciplinar que alia os parâmetros metodológicos com a liberdade criativa e elementar, amarrada à funcionalidade. Com uma abordagem experimental, para a educação e a criatividade, o processo de ensino e aprendizagem é favorecido pela forte cooperação com o mercado.

Na estação Q as teorias estéticas e da comunicação se unem aos rizomas das experiências comuns. O componente metodológico mantém-se como esteio e paradigma para a produção e a configuração prático-funcional da comunicação visual se dá nas relações estabelecidas entre repertório, cultura e conceito.

A Estação Q é um lugar acessível para o exercício criativo e a orientação de projetos. Mesas amplas, biblioteca equipada, material de trabalho disponível, scanner, impressora A3, internet wi-fi, café, geladeira e uma localização inspiradora no coração da Vila Madalena.

É um espaço aberto para grupos e pessoas que desejam aprender, compartilhar o conhecimento e produzir sem barreiras ou preconceitos.
A estação Q é também para os que estão incomodados com a padronização do discurso e que se sentem carentes de um local para criar e mostrar a sua produção. A ideia é juntar talentos, vontades e competências da área de criação. Há tempos sentimos falta de um espaço livre pra fazer o que a gente gosta, discutir sobre arte, linguagem gráfica, tipografia, cor, forma, mercado, metodologias, etc. Os anos de atuação no mercado e na sala de aula ajudaram a consolidar os conceitos e práticas de ensino, aprendizagem e produção. Pretendemos ampliar a discussão sobre o design envolvendo questões técnicas, teóricas e estéticas. Buscamos novas formas de abordagem criativas, e desenvolvemos projetos experimentais, nos aproximando cada vez mais dos fundamentos da área. Oferecemos consultoria, oficinas, workshops, palestras, jornadas, desafios e maratonas para estimular experiências de naturezas diversas.

Quer usar o espaço sem fazer parte das atividades? Também pode! Venha nos conhecer, tomar um café e saber como funciona o esquema.

Ah, quanto ao Q do nome, vem trocar uma ideia que nós contamos!